top of page

Criação do eu que ao eu me falta

Escrita Criativa. Escrita Curativa. Ferida. Palavra. A palavra “ferida”. Escritura. Arquivo. Corpo. Memória. O corpo da memória. Do/ente ao Escrevente. Entre. Para o que a mim me dói falta uma palavra. [                  ]. A emergência criativa da dor. Poiesis. Autopoiesis. Criação do eu que ao eu me falta. Enfim: De como voar com asas quebradas.

 

Encontros de criação literária que, a partir da consciência do potencial criativo da dor, estimulam a criatividade nublada por traumas e afetos memorizados no corpo físico/emocional, lapidando-a pelo processo de recriação do corpus artístico.

O Que É A Escrita Curativa?

A escrita curativa é uma metodologia poética de criação que toma a escritura como a expressão de um corpo tornado corpus escrito e, por isso, passível de receber tratamento, criativo e consciente, que leve em conta os cuidados necessários para dela se fazer ouvir a voz, antes emudecida ou aprisionada, de forma autônoma e emancipada.

metodologia poética

A escrita curativa se apresenta como um curso, ou uma oficina – eu prefiro o termo oficina pelo que ele carrega da ideia de trabalho braçal e do empenho do corpo no processo – que se estende pelo período de 2 a 3 meses com encontros semanais, nos quais os participantes são estimulados à criação e partilha de textos, guiados por um mediador preocupado em encontrar “estilhaços traumáticos” no texto que estejam ocupando o lugar dessa voz e, consequentemente, ocultando-a de si e/ou dos outros.

criação e partilha de textos

A escrita curativa tem como foco os exercícios de criação estimulados por uma proposta específica cuja metodologia se baseia num movimento de expansão e contração do eu ao outro. O corpus, ou o produto da criação, é literário, por isso da ordem do ficcional ou do poético. No entanto, o potencial terapêutico desses encontros está ligado às ideias de autoria, escuta, hiperexcitamento do espaço, entre outras que, somadas, constituem o núcleo central dessa pesquisa que foi, também, tema do meu pós-doutoramento no núcleo de Filosofia de Educação da UNIFESP.

potencial terapêutico

Escrita Curativa I

 

Encontros presenciais de criação literária que, a partir da consciência do potencial criativo da dor, estimulam a criatividade nublada por afetos memorizados no corpo físico/emocional, lapidando-a pelo processo de recriação do corpus artístico.

Escrita Curativa II

 

Em elaboração.

Escrita Curativa - Turmas Online

 

Os conteúdo teóricos e as trocas serão realizadas em tempo real via hangout, skype e outras ferramentas gratuitas acessíveis por celular, tablet e desktop. Os participantes serão, em todos os encontros, estimulados a produzirem, compartilharem e discutirem seus textos e projetos.

Escrita Curativa - Individual

 

Encontros individuais, presenciais, semipresenciais ou à distância

Entre Vodus & Ciborgues
O corpo e a escrita
como potência

 

Tudo começa com o corpo. Encontros para partilha de corpus, gestos, autorias & afetos.
Onde se gesta o gesto? A palavra amputada/implantada. Provocar intensidades: vodus & ciborgues. Localizar zonas de impacto: o tecido ancestrofutural. Movimentar terreiros: o corpo da ideia e a ideia do corpo. Despertar ritos: da imaginação criativa à criação. Palavras-chave: corpo, autoria, gesto, incorporação e tecnologias.

bottom of page